Sempre ao final da obra discutimos os equipamentos faltantes, o locatário questiona se realmente o equipamento foi enviado, se ocorreram erros na contagem dos equipamentos, perda durante o transporte, entre outros questionamentos.
Sabemos dos custos e toda insatisfação que a situação acaba gerando, por este motivo devemos cobrar de todos envolvidos uma atitude profissional durante toda obra.
Tive conhecimento de algumas situações, as quais descrevo abaixo:
Quando trabalhava de comprador tive a oportunidade de acompanhar leilões de equipamentos utilizados em obras, estas "sucatas" são adquiridas como ferro-velho. Vocês não imaginam o potencial deste mercado, Perfis Metálicos, Máquinas e Ferramentas, Tubos, Tubulões, Chapas, Formas metálicas, Andaimes e estruturas tubulares, conseguimos encontrar uma variedade de componentes, os quais, bem observados e tomando os devidos cuidados, podem ser reutilizados, claro que após uma manutenção adequada, em alguns casos apenas com uma limpeza e lubrificação.
Certa vez ao cobrar equipamento faltante de uma obra o engenheiro foi categórico ao afirmar, se eu encontrasse uma única peça na obra ele não questionaria mais o relatório e pagaria tudo. Andei a obra toda, encontrei equipamentos de concorrentes porém o da empresa que representava estava difícil de aparecer, foi quando resolvi dar uma olhada na caçamba de entulho, revirando a mesma encontrei algumas peças, fato comunicado ao engenheiro que começou a aceitar a situação. Alguns dias depois conversando com operários descobri que durante a noite colocavam equipamentos na caçamba e cobriam com entulho, estava tudo acertado entre pessoas de dentro da obra e o motorista do caminhão que recolhia o entulho.
Está situação ocorre em muitas obras, pessoas internas acabam desviando equipamentos, sabemos que isso não acontece em todas as obras, porém é uma situação que devemos considerar.
Monitoramento da obra através de câmeras de segurança, e vigilância podem conter este tipo de ação.
Existe um mercado negro de compra e venda de equipamentos, por mais que evitem comentar, sempre ouvimos uma empresa informando que teve uma carga roubada, outro comentário sobre um lote de equipamentos em um sucateiro, equipamento novo !
O ideal é conferir os equipamentos na locadora, realizar nova conferência na descarga realizada na obra, evitar que os equipamentos fiquem espalhados por toda obra ( para evitar esta situação o ideal é criar um local especifico, e todo material que não for utilizado imediatamente deverá ser colocado ali.)
Criar uma tabela de entrada e saída, lançar na mesma todas as movimentações, indicando quantidade da nota e quantidade apurada em contagem.
Nas devoluções mesmo procedimento, contar na obra ao carregar o caminhão e realizar nova contagem na descarga no páteo da locadora.
Cuidado quando possui mais de uma empresa na obra, algumas empresas não informam devoluções a maior, este tipo de devolução poderá ocorrer quando tiver mais de um fornecedor na obra, pois alguns equipamentos são similares e as vezes idênticos, são os casos de Tubos Equipados e alguns Andaimes.
Uma forma de minimizar este problema é idênticar com uma cor especifica o equipamento de cada fornecedor.
Assim eliminaremos erros de contagem, entregas irregulares e vamos assegurar que não ocorreu perda de equipamentos durante o transporte.
Interessante. Como podemos ver, simples procedimentos podem evitar grandes transtornos.
ResponderExcluir