Como ? Quando ? Quem ?
COMO contratar jovens sem experiência ? O mercado exige forte conhecimento pois em razão do aquecimento no setor de engenharia, não sabemos QUANDO conseguiremos treinar os novos contratados, digo treinar com todas as letras; treinamento completo exige horas e horas de dedicação além disso esbarramos em QUEM irá treinar os novos contratados.
O aquecimento do mercado ocasionou uma demanda por profissionais qualificados, as empresas necessitam cada vez mais de profissionais experientes a frente dos negócios, pois a tomada de decisão no campo deve ser rápida, consciente, com qualidade e que não traga prejuízos a obra.
Antes da crescente demanda que passamos, tínhamos condição de contratar um iniciante, investir no mesmo proporcionando ao colaborador, estudo, conhecimento profundo do negócio da empresa, e treinamento na pratica acompanhado por profissionais de primeira linha, com extremo conhecimento do negócio, assim o profissional estaria completamente pronto em no máximo três anos.
Hoje não temos tempo, o colaborador mal inicia as atividades e já está sozinho, apenas recebe uma consultoria semanal, quando recebe......., aquela forma antiga que pegar em suas mãos e mostrar-lhe o caminho não existe mais, como treinar se necessitamos de resultados imediatos, não temos disponibilidade de tempo nem de profissionais para realizarem o treinamento.
Esta condição imposta pela demanda, acaba por sacrificar os bons colaboradores, pois eles estão sobre carregados, quer em função da demanda, ou mesmo por ter que corrigir erros dos novatos e mostrar-lhes o caminho correto.
Aumento de custos e diminuição dos lucros, podem estar sendo ocasionados em razão dese fato, pois na maioria dos casos, conivemos com a falta de treinamento e acompanhamento aos novos colaboradores, contribuindo assim para falhas no processo.
A melhor saída ainda é investir em treinamento, contudo devemos tomar algumas precauções, pois o profissional qualificado destaca-se no mercado e enche os olhos da concorrência, está por sua vez também carente recorre ao mercado procurando um profissional pronto, fato que se concretiza com a saída do colaborador em função da oferta recebida.
Assim concluímos que não basta investir em treinamento, temos que proporcionar um plano de carreira e esclarecer o colaborador sobre as vantagens de participar do mesmo. Empresas que não possuem uma boa comunicação, divulgação de metas e resultados, plano de incentivo estarão condicionadas a contratar profissionais com alto custo, ou continuar a conviver com inúmeras falhas no processo técnico/administrativo.
Cabe aos gerentes e profissionais de recursos humanos, criar e divulgar programas que consigam reter o colaborador, o comprometimento e clareza do programa que foi divulgado são itens que devem ser tratados de forma especial, pois: LEVAMOS MUITO TEMPO PARA MOTIVAR NOSSAS EQUIPES, E POUQUÍSSIMO TEMPO PARA DESMOTIVA-LAS.
Sua empresa investe na formação de profissionais, valoriza esse profissional afim de reter o mesmo na quadro da empresa ? Pense nisso...............................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário